Resolução CMN 3.792: O debate avança

A atualização  com o aprimoramento da Resolução CMN 3.792, que rege os investimentos das entidades, é um tema que está na pauta há certo tempo, sob a inspiração especialmente dos debates que vem sendo travados na Comissão Técnica Nacional de Investimentos - CTNI. Na última sexta-feira (25), porém, algo mudou e a mudança foi para melhor, na avaliação do Diretor Guilherme Velloso Leão (FOTO), responsável pelos trabalhos da CTNI na Diretoria. “Tivemos uma reunião bastante positiva da Comissão com a Previc, com a questão ganhando status de prioridade”.
 
A reunião foi com Fábio Henrique de Sousa Coelho, Diretor de Assuntos Atuariais, Contábeis e Econômicos da Previc (DIACE), e Amábile Alexandro Saragoza, Coordenador Geral de Monitoramento de Investimentos da DIACE, tendo dela participado também no início o Diretor-Superintendente da PREVIC, Carlos de Paula. Segundo este último, como o assunto da solvência está bem encaminhado, teria chegado a hora de dar à questão da atualização da Resolução CMN 3.792 uma maior velocidade.
 
Guilherme adianta que, na reunião, ficou acertado um novo encontro, agendado em princípio para 21 de outubro, quando a Abrapp, através da CTNI  trará para apreciação uma primeira minuta com as alterações propostas na Resolução CMN 3.792. “Ficou clara a disposição da PREVIC de trabalhar em conjunto com a Abrapp para propiciar um avanço”, notou Guilherme, segundo quem a autarquia mostra-se disposta inclusive a formar um grupo de trabalho com a Abrapp nesse intuito.
 
Entre outros pontos,  as mudanças que estão por vir deverão tocar na questão do desenquadramento passivo em investimentos imobiliários, para evitar que entidades sejam levadas a negociar imóveis em um mal momento do mercado.  ( Jorge Wahl )