Mais entidades se mobilizam para lançar novos planos voltados a familiares

Uma quantidade cada vez maior de entidades fechadas estão se mobilizando para lançar novos planos de benefícios voltados aos familiares de participantes. Conforme já noticiado pelo Acontece, entidades como a Previ e a Valia (leia mais) realizaram pesquisas de interesse entre seus atuais participantes ativos e assistidos. A Previbayer, por exemplo, acaba de lançar o Previleve, que é um novo plano voltado aos parentes de seus participantes. Outros exemplos de entidades que caminham nesta direção é a Fusan e a Odebrecht Previdência, entre outras.

A Fundação Sanepar (Fusan) realizou pesquisa no ano passado sobre o interesse pelo lançamento de um Plano Família. Responderam a pesquisa 1754 pessoas, das quais 96% demonstraram confiança em contratar um plano previdenciário administrado pela Fusan. 85% dos participantes disseram ter interesse em contratar o plano para os familiares; e 94% informaram que recomendariam o plano aos seus parentes e familiares. “A participação na pesquisa e o interesse foram muito altos. Existe uma forte motivação para a adesão ao novo plano que estamos preparando”, diz Cláudia Trindade, Diretora Presidente da Fusan.
Neste início de ano, a entidade lançou uma campanha para divulgar a iniciativa. A Fusan lançou o concurso Família em Ação (ilustração acima) para a escolha de um nome para o plano. Para participar é preciso tirar uma foto com a família reunida e mandar para a entidade com a sugestão de nome. O vencedor ganha a adesão para cada um dos membros da família com uma contribuição inicial para os planos. “Queremos trabalhar ao estilo de uma startup e, por isso, a campanha tem o objetivo de incentivar a divulgação do plano para um público mais amplo”, explica Marcos César Tobeschi, Diretor de Seguridade da Fusan.

A entidade está em fase final de elaboração do novo plano. A Fusan realizou a alteração de seu estatuto e preparou um estudo de viabilidade. Uma das alternativas consideradas é a utilização da estrutura do Fundo Setorial Abrapp, como instituidor do plano.O público potencial total para o Plano Família da Fusan é de 60 mil pessoas e a meta é alcançar a adesão de 15 mil novos participantes em 3 anos.

As campanhas e pesquisas têm sido utilizadas pelas entidades para divulgar o lançamento e medir o interesse pelos novos planos. A Previ foi uma das entidades que realizou enquete com os participantes, obtendo aproximadamente 10 mil respostas. Dos participantes que responderam à pesquisa, 90% demonstraram interesse em que familiares façam parte do novo plano, com contribuições mensais entre R$ 250 e R$ 300.

Fase de estudos - Uma entidade que está em fase mais inicial no projeto é a Odebrecht Previdência, que irá apresentar proposta de viabilidade de um novo Plano Família para seu Conselho Deliberativo. “Para subsidiar esse estudo, a entidade está avaliando as oportunidades oferecidas pela legislação, a viabilidade econômico-financeira no curto e longo prazo, os impactos sobre seu plano atual e participantes e também as lições aprendidas e experiências vivenciadas por quem já está trilhando esse caminho”, comenta Cristiano Verardo, Diretor de Relacionamento da entidade.

O dirigente comenta que já visitou diversas entidades e ressalta uma vantagem descoberta nas conversas e reuniões, que ao operar um plano família ou instituído, a equipe precisa adotar aquilo que chama de “cabeça de mercado”. “Isso vai ao encontro de nossa vontade de se tornar uma entidade mais moderna, inovadora e tecnológica, nos forçando a pensar e agir de forma diferente”, comenta Cristiano.

Uma das entidades visitadas pela equipe da Odebrecht Previdência, neste mês de março, foi a Fundação Copel. Considerada como benchmark do sistema quando o assunto é Plano Família, a equipe comandada pelo Diretor Presidente Lindolfo Zimmer já recebeu a visita ou realizou reuniões com cerca de 60 entidades nos últimos meses para falar sobre o plano voltado aos familiares de participantes.

(Acontece)