Diretor da Previc explica mudanças no sistema de envio de informações pelas EFPC

A Previc promoverá mudanças no sistema de envio de informações de investimentos, contábeis e atuariais das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC). O atual SICADI será substituído pelo sistema STA, que foi desenvolvido internamente pela autarquia. O Diretor de Fiscalização e Monitoramento, Sérgio Djundi Taniguchi, explica que as entidades já conhecem o sistema STA, mas que o utilizam apenas para o envio de dados estatísticos ou para informações sobre Fundos de Investimentos em Participações (FIPs).
A partir do mês de agosto, as EFPC deverão enviar o Demonstrativo de Investimentos e as Demonstrações Contábeis também pelo sistema STA - em substituição ao SICADI. Ou seja, os primeiros envios serão realizados no início do mês de setembro referentes ao mês anterior. Já as informações do Demonstrativo Atuarial, passam a adotar o novo sistema em substituição ao atual DAWeb a partir do próximo envio que será realizado em março ou abril do ano que vem, referente ao fechamento de 2019.

O Diretor da Previc explica que o padrão dos documentos enviados atualmente não sofrerá modificações. Ele ressalta que o novo sistema tende a facilitar o processo de envio de documentos no médio e longo prazos. “Como se trata de um sistema internalizado pela Previc, ficará mais fácil promover melhorias no sentido de simplificar o envio e recebimento de informações”, explica Sérgio Djundi. Por ser produzido e gerido por um prestador externo, a Dataprev, o SICADI é um sistema mais difícil de promover aperfeiçoamentos e modificações.

“Com o STA, ficará mais fácil realizar eventuais correções e mudanças. Mais para frente pretendemos promover a simplificação do envio das informações de investimentos, contábeis e atuariais, no sentido de permitir o envio de um documento único”, diz o Diretor da autarquia. Neste sentido, o processo de envio será simplificado, com redução de trabalho e custos para as entidades.
As vantagens para a Previc são imediatas, pois dispensa o trabalho e os custos direcionados para a Dataprev. A medida faz parte da iniciativa "intensificar uso de tecnologia nos processos de trabalho e de supervisão" do Plano de Ação 2018-2019.

Orientações - A Previc está programando uma série de ações para orientar a utilização do sistema STA para envio das informações. A primeira ação é a própria comunicação das mudanças através de veículos de comunicação, como o Acontece - Notícias da Abrapp, e sites. A autarquia disponibilizará uma cartilha sobre o tema e também pretende publicar vídeo no YouTube com orientações.

Além disso, está organizando a realização de um Webinar em parceria com a Abrapp para esclarecer as dúvidas das entidades. O Webinar será realizado no próximo dia 13 de agosto, às 14h00. Informações sobre inscrições serão divulgadas nos próximos dias. Por fim, a Previc abrirá canais de atendimento telefônico exclusivo para acesso dos profissionais das entidades.
Em todo caso, o Diretor da Previc explica que o novo sistema não deve apresentar dificuldades para as entidades. Ao contrário, o sistema STA é mais simples, pois permite o envio direto de arquivos, enquanto o SICADI trabalha com preenchimento de dados em telas. (Acontece)